segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Gestão de Carreiras - Parte IV

Caros amigos,

Hoje, iremos considerar alguns pontos que nos ajudarão a melhor entender o ambiente concorrencial em que estamos inseridos. Obviamente, não tenho a pretensão de definir a melhor forma de análise, porque cada mercado tem suas peculiaridades e o que é adequado para um pode não servir para outro. Mas, alguns pontos são importantes de serem analisados. Vamos a algumas perguntas que irão nortear a nossa análise.


  1. Qual o número de novos profissionais ingressantes no mercado?

    Não deve ser difícil entender porque isso é importante. Apesar de ocorrer uma seleção natural feita pela indústria esse número pode significar oportunidade ou ameaça. Tomando como exemplo a quase que total absorção de engenheiros nas suas áreas de atuação, claramente fica demonstrado que a indústria cresce a uma taxa maior que a capacidade de atendimento da mão-de-obra disponível no mercado. Em indústrias mais maduras ou em desaquecimento ocorre um fenômeno inverso, a taxa de novos profissionais é maior do que a necessidade da indústria.
    Algumas relações decorrentes dessas conjunturas podem ser explicadas através da lei de oferta e demanda, se você nunca ouviu falar dessa lei não se preocupe, é bastante simples de entendê-la. Indústrias onde sobram profissionais e faltam oportunidades, caracterizam um ambiente de competição acirrado, normalmente com baixos salários e maior índice de substituição de profissionais, esse cenário de instabilidade obriga o profissional a viver em constante especialização em busca de adquirir ou manter seus diferenciais competitivos.

    Indústrias onde a taxa de empregos é maior que a quantidade de profissionais a encontrados no mercado, tendem a se comportar de maneira inversa ao citado anteriormente.

    Obs.: A indústria citada acima é o setor da economia.

  2. Existe reserva de mercado ou profissionais de outras áreas podem concorrer comigo?

    Algumas profissões, devido a sua regulamentação não podem ser exercidas por profissionais de outras áreas. Podemos tomar como exemplos: médicos, odontólogos e contabilistas. As profissões derivadas das ciências sociais aplicadas, devido ao seu contexto mais geral possibilitam uma abertura de mercado para profissionais de outras áreas, é comum encontrar em cargos administrativos profissionais como: economistas, profissionais de TI, engenheiros entre outros.
    Quanto menor as barreiras de entrada por parte desses profissionais, mais difícil é de se colocar ou se manter em posições de destaque no mercado, isso ocorre devido à concorrência.

  3. O mercado está em expansão ou em retração?
  4. Essa pergunta dá margem a várias interpretações, porém, a análise nua e crua da indústria baseada apenas no número de postos de trabalho, proporciona uma visão míope sobre o contexto onde estamos inseridos. A observação mais atenta sobre a cadeia de valor, pode nos mostrar oportunidades de atuação em outros segmentos, o conhecimento das principais indústrias e de empresas satélites, descortina oportunidades e amplia a possibilidade de sucesso na construção da sua carreira.
    O conceito de expansão ou retração, pode depender diretamente da sua capacidade de entender a cadeia de valor da indústria, o que para alguns profissionais parece ser um setor maduro e com poucas possibilidades, pode guardar grandes surpresas e possibilidades que podem ser identificadas através de uma análise menos tradicional. Empresas menores podem proporcionar um ambiente de trabalho mais flexível, com maior potencial de crescimento, menor nível de exigência inicial o que pode ser extremamente importante para um profissional em início de carreira.

  5. Qual o meu nível de competitividade?
  6. Uma velha máxima nos diz: "Conhece a ti com mesmo", mais bem que ela poderia ser ampliada, ficando assim: "Conhece a ti mesmo, o seu concorrente e o que o mercado espera de você". Talvez você já tenha ouvido falar que o bom candidato é aquele que preenche os requisitos para o cargo. Você pode estar se perguntando, e como saber os requisitos desejados pelas empresas? Uma boa fonte de indicadores são os anúncios de vagas, neles você pode encontrar as competências desejadas pelas empresas. Essa é a hora de montar uma matriz de competências para avaliar o nível de adequação do seu perfil a necessidade mercado.
    Um outro conceito importante é o de ponto de paridade e de ponto de diferenciação, essa análise se dá no nível da concorrência pessoal. Quais as características que eu não posso deixar de possuir ou ficarei inferiorizado diante dos meus concorrentes e quais às características que me diferenciam dos outros profissionais. Sempre levando em consideração o perfil desejado pelo mercado.

      Analisando esses 4 itens você já estará dando um grande passo, para o seu planejamento.
      Um grande abraço e até a próxima.

    Nenhum comentário: