Espero que tenham conseguido responder a primeira pergunta, identificando os objetivos que desejam alcançar, se os mesmos ainda não estão claros, sugiro que voltem a essa fase da análise, caso já estejam, vamos prosseguir o planejamento.
É muito comum o aparecimento de questões como: Que tipo de profissional serei? Como é o mercado onde irei me inserir? Eu tenho competências necessárias para me destacar? Como desenvolver e implementar ações? Como saber se estou no rumo certo? Se você ainda não sabe respondê-las não se desespere, elas serão clarificadas mais adiante.
Mas, o que realmente vem a ser GESTÃO DE CARREIRA?
Gestão de carreiras deve ser vista como a gestão de planos e expectativas individuais frente aos planos e demandas organizacionais.
Fonte: Wikipédia
Para um melhor efeito didático, irei dividir o plano de gestão de carreira em duas partes:
1. Planejamento
- Análise do ambiente
- Análise de SWOT
2. Implementação e controle
- Ciclo PDCA (dimensão operacional)
Diante do gráfico acima, percebemos que a gestão de carreiras assim como as organizações sofre influência de 5 fatores. A análise dessa conjuntura nos proporciona importantes indicadores como: O nível de concorrência, a sensibilidade a salários por parte dos empregadores, os fornecedores que podem nos auxiliar, se é fácil a entrada de novos concorrentes, se posso ser substituído por profissionais de outras áreas, são apenas alguns dos indicadores que iremos avaliar no decorrer da série de artigos.
No próximo post, iremos iniciar a análise de maneira mais aprofundada, essa fase do planejamento é de suma importância, porque, uma avaliação correta do ambiente onde o profissional pretende atuar, maximiza suas chances de sucesso.
Grande abraço e até a próxima
msn.: gbfeitosa@hotmail.com
Um comentário:
Muito bom Gilson...adorei o artigo(post).
Queria parabenizar, novamente, sua palestra da ultima sexta feira na UPE Caruaru. Virei fã do seu blog ... ;)
Dá uma passadinha no meu tbm, quando puder...
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