domingo, 23 de novembro de 2008

Gestão de Carreiras - Parte V

Caros amigos

As relações de fornecimento e aquisição durante a construção de uma carreira são inevitáveis e independem do tipo de profissional que você é ou deseja ser. Sempre estaremos consumindo: produtos, serviços, oportunidades, resultado de atividades ou processos, conhecimentos, logo, devemos ampliar o conceito do que vem a ser fornecedores e de como eles podem influenciar no nosso desempenho profissional.
O poder de barganha, decorre de um desequilíbrio entre as forças envolvidas na negociação, da capacidade de uma das partes de impor condições para a realização do negócio ou acordo. Fatores como: exclusividade no fornecimento, poder econômico, baixo nível de dependência do fornecedor em relação ao consumidor, detenção de patentes de produtos, contribuem para gerar esses desequilíbrio de condições.

Diante disso, a grande questão a ser analisada é a relação entre o poder de barganha dos meus fornecedores e o nível de dependência que tenho. Então, vamos analisar alguns fatores importantes, abordando de maneira a abrager profissionais que dependem de produtos e/ou serviços.
  • Impacto dos insumos (matéria-prima, produtos acabados e serviços)
Sua atividade depende fortemente de insumos?

Se sua resposta foi sim, sua carreira depende da estabilidade do seu mercado fornecedor, uma posição um tanto perigosa diante das incertezas. Diante disso, é necessário uma avaliação bastante criteriosa dos riscos dessa dependência.

O custo dos insumos formam a maior parte do preço do seu produto/serviço?

Aqui a preocupação é: O quanto um aumento de insumos impactam os meus preços? Mercados onde não há monopólio tendem a ser cada vez mais competitivos, um outro fenômeno a ser considerado é a mudança de perfil dos consumidores, cada vez mais informados e exigentes. Alterações de preços para os consumidores irão diminuir a sua competitividade ou sua margem de lucro, situação indesejada por todos.

Há algum insumo capaz de parar a execução da sua atividade?

Se a resposta foi afirmativa, você está em situação de alto risco e precisa avaliar é a existência de produtos substitutos ou de fornecedores substitutos. Uma estratégia de gerenciamento de riscos nesse caso é necessária.
  • Política de mercado

Seus fornecedores brigam pelo mercado ou se protegem? Havendo concorrência, é comum encontrar práticas comerciais que beneficiam os consumidores, como: aumento de prazo de pagamento, diminuição de preços e serviços agregados o que constitue vantagens adicionais, esse tipo de mercado é bem positivo para o desenvolvimento da atividade e sobretudo para o aumento dos lucros, já que, uma boa compra precede uma boa venda.
Se o mercado está cartelizado e são os fornecedores quem ditam as regras, a situação se inverte e vulnerabiliza sua atividade. A busca de novas opções de fornecimento deve ser empreendida. O aumento da lucratividade fica condicionada ao incremento nas vendas, porque fica mais difícil conseguir o aumento da lucratividade pela redução de custos, em consequência do maior poder de barganha dos fornecedores.

  • Variedade de fornecedores

De certa maneira, esse tópico já foi discutido dentro dos anteriores. Mas, vale lembrar que quanto maior o número de fornecedores, menor será sua dependência e maior o seu poder de barganha.

  • Nível de dependência

Chegamos ao ponto principal, agora você já deve imaginar o seu nível de dependência. Anote seus pontos fracos e fortes, precisaremos deles mais adiante.

um grande abraço e até o próximo post

Nenhum comentário: