terça-feira, 6 de outubro de 2009

Gestão de Carreiras - Parte X

Caros amigos,


Como prometido no post anterior, continuaremos a análise de adequação do perfil profissional.
Hoje iremos falar sobre forças e fraquezas, é nesse momento que muitos profissionais tropeçam no seu orgulho e vaidade. Tenha sempre em mente que as competências que possuímos nos são úteis de maneira situacional, o que me serve hoje pode não me servir amanhã e o que nunca me serviu poderá passar a me servir.


Devemos entender que existem dois conceitos básicos que precisam nortear nossa análise: "Ponto de paridade" e "Ponto de diferenciação", o primeiro, trata sobre quais características não podemos deixar de possuir para concorrer em pé de igualdade com os outros profissionais. O segundo, sobre o que nos distingue da grande massa que se debate em busca das oportunidades.


Vamos exemplificar para que possamos ter um melhor entendimento sobre a questão. Para atividade de recepcionista de hotel, tornou-se obrigatório o conhecimento do inglês e espanhol, o profissional que não conhece essas línguas já não é considerado bem qualificado pelo mercado hoteleiro. Muitos profissionais já estão capacitados para elas e isso se configura um ponto de paridade, no mínimo eu preciso ser proficiente em inglês e espanhol. Por outro lado, se eu falo italiano, chinês, japonês ou outro língua, isso configura um ponto de diferenciação me distinguindo dos outros profissionais.


Então você deve estar pensando, eu tenho que "Ser" sempre mais que os outros! Eu digo ainda que o "Ser mais" precisa ser sustentável, se você possui um ponto de diferenciação que facilmente pode ser alcançado, isso não lhe confere um diferencial efetivo e sim apenas uma vantagem temporária. De acordo com a carreira que deseja seguir, trace então o que seria o mínimo e os diferenciais necessários e veja em que nível você se encontra atualmente. O resultado dessa análise deverá dar origem ao plano de aperfeiçoamento profissional. Ele começará nesse momento e não terminará jamais!!


Para facilitar a análise crie uma escada de 0 à 5 para ilustrar o seu nível de proficiência nas competências necessárias, liste as medidas necessárias para o alcance do objetivo e quais os recursos que precisará para atingí-lo.


Ex.:
Competência: Fluência em Inglês (0),
Medida(s): Matrícula em curso de inglês reconhecido pelo mercado
Recurso(s): Mensalidade de: X reais e X Horas por semana


Fazendo esse mapeamento você estará dando um grande passo para o sucesso! Bom planejamento e até a próxima.

Nenhum comentário: