terça-feira, 21 de julho de 2009

Gestão de Carreiras - Parte IX

Caros amigos,

Agora que já procedemos uma breve análise ambiental, algumas dúvidas devem ter surgido. Esse mercado possui oportunidades efetivas? Será que estou pronto para progredir nesse ambiente? Diante disso temos que continuar a análise, agora, com um foco pessoal que possa nos proporcionar uma análise conjuntural, cruzando minhas características pessoais com as do mercado pretendido.
Muitas são as técnicas de análise, mas, iremos nos deter na análise de SWOT, ela possibilita verificar o nível de adequação entre o meu perfil profissional e o desejado pelo mercado.
Strengths (Forças)
Weaknesses (Fraquezas)
Opportunities (Oportunidades)
Threats (Ameaças)
A análise feita até então, onde foram verificadas as características do mercado, englobam duas dimensões da análise de SWOT, elas tratam das oportunidades e das ameaças, que são fatores externos e sob as quais não temos muita influência. Iremos nos concentrar na análise das Forças e Fraquezas. Mas, atenção essa fase precisa ser cumprida sem apaixonamentos, analise friamente suas reais potencialidades.


A matriz dos fatores acima, indica os fatores internos e externos e quais ajudam ou atrapalham na conquista do sucesso. Nos diz que temos que combinar nossas forças com as oportunidades, configurando assim um ambiente de desenvolvimento profissional, se temos fraquezas combinando com oportunidades, temos um ambiente de possível desenvolvimento, quando a situação é de fraquezas conjugadas com ameaças, estamos lutando pela sobrevivência e quando temos pontos fortes em um mercado de ameaças, estamos em situação de manutenção da nossa posição. No próximo post iremos analisar detalhamente cada um dos itens da matriz SWOT.

Um grande abraço e até a próxima.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito swot! Ou melhor , muito show essa análise. Nos dá um real direcionamento do que "somos" e do que precisamos para "ser".Combinando e ao mesmo tempo, diferenciando fatores internos e externos.