sábado, 16 de abril de 2011

“Um tolo instruído é mais tolo que um tolo ignorante.” (Molière)

Olá caros amigos,

Recebi um depoimento de um aluno que achei bastante interessante, logo, gostaria de compartilhá-lo com todos vocês, não havendo questões antiéticas envolvidas já que o depoente não se identificou. Tomei a liberdade de ocultar algumas informações para não prejudicar quaisquer pessoas citadas e como no depoimento original há informações antiéticas eu o exclui. Abaixo está a transcrição do depoimento, boa reflexão.
"Boa Tarde Professor, gostei desse espaco. Posso dar um feedback pro senhor sem me indentificar. Acho que o senhor eh realmente capacitado e gosta muito do que faz, e o concidero um otimo profissonal. Mas devo admitir que estou perdendo tempo com as suas aulas, nao concordo com essa ditadura de chamadas e todos os seus trabalhos me fazem perder muito tempo. A carreira de administracao eh muito ampla e sei que voce soh esta tentando preparar melhor seus alunos, mas eu NAO QUERO SEGUIR a area que voce esta me obrigando a focar. Quero ser funcionario publico, e ja estou estudando para concursos de nivel superior. Cada vez que eu tenho que ir pra aula responder chamada, sinto que estou perdendo TEMPO IMPORTANTE DE ESTUDO! Agora mesmo estou tendo que estudar para fazer prova de XXXX, coisa que nunca acontecia, o outro professor nunca fazia chamada, nao fazia prova e soh cobrava o resultado final do grupo. Sim eu sei, cada professor eh diferente, mas eu NAO PRETENDO ABRIR UMA EMPRESA, SOH QUERO MEU DIPLOMA, quero seguir uma carreira publica MUITO ESPECIFICA, que inclusive nao permite ser EMPRESARIO. Sei que tem gente que quer seguir a area que o senhor gosta de ensinar, mas se voce nao fizer a chamada voce nao vai prejudica-las, se voce nao fizer prova, tambem nao. "Mas eh minha obrigacao fazer chamadas" eu tambem sei disso, mas nao sejamos hipocritas achando que isso sempre acontece, que o senhor vai ser punido se nao fizer ou ainda que eh uma coisa importante, que todos sabemos que nao eh. Mas ainda sim, eh sua obrigacao fazer, entao faca! Agora poderia fazer logo no comeco da aula, inclusive lhe ajudaria, pois a conversa em sala eh muito grande como o senhor sabe, quem nao quiser assistir aula, como eu, responderia a chamada logo no comeco e IRIA ESTUDAR BASTANTE em casa, minimizaria meu tempo perdido e o senhor veria quem eh realmente interessado na sua aula e daria mais atencao a essas pessoas. Eu ate preferiria que na Faculdade fosse TCC individual, pois eu compraria um, estudaria uma semana antes e apresentaria na data prevista. Quero o "6" mais seboso de todos na sua materia, meu objetivo eh apenas pegar o caneco e ir pra casa estudar materias que realmente importam para mim."

Então vamos fazer alguns esclarecimentos básicos:

1. SOBRE AS FREQUÊNCIAS 
O tema frequência escolar encontra-se consignado no inciso VI do art. 24 da LDB que assim estabelece:
 VI - o controle de freqüência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação; 
2. QUANTO A ESCOLHA DE SUA CARREIRA 
"Quero ser funcionario publico, e ja estou estudando para concursos de nivel superior." 
Atraídos por altos salários e estabilidade no emprego, milhares de candidatos prestam concurso para as mais variadas instituições públicas. São pessoas graduadas e pós-graduadas concorrendo para os mesmos cargos, o que  deve indicar que se exige do candidato um nível de proficiência nas mais variadas áreas.
Em um texto de protesto com apenas 386 palavras você cometeu mais de 40 erros de português, o que daria aproximadamente 10% do texto escrito. Obviamente não seria um índice aceitável para sua aprovação. 
3. QUANTO AS MODALIDADES DE AVALIAÇÃO 
O dileto aluno, afirma que os meus trabalhos o fazem perder muito tempo. Gostaria de esclarecer que a moderna pedagogia preconiza que trabalhos sistemáticos servem como instrumentos de avaliação continuada, sendo através dos seus resultados que o docente poderá promover adequações no seu plano de aula para construir um melhor processo educacional.   
4. QUANTO AO SEU CRITÉRIO PARA APROVAÇÃO NO CURSO. 
"Eu ate preferiria que na Faculdade fosse TCC individual, pois eu compraria um, estudaria uma semana antes e apresentaria na data prevista. Quero o "6" mais seboso de todos na sua materia, meu objetivo eh apenas pegar o caneco e ir pra casa estudar materias que realmente importam para mim."
Diante dessa infeliz afirmação eu gostaria de alertá-lo, que a compra de monografia além de não atender a preceitos éticos é tipificada no Código Penal (Artigo 184), como crime de violação de direitos autorais. Fiquei só com uma dúvida no final, é pegar o caneco ou o canudo? 
O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas. (Oscar Wilde)

8 comentários:

Unknown disse...

Estou escandalizado. Precisamos encontrar meios para fazer esse tipo de pessoa pedir para sair, sabendo que aquele lugar não é para ele. Às vezes penso que poderíamos recuperá-lo, contudo, o ensino superior não consegue desprogramar uma configuração da origem, principalmente porque os erros são explicitamente de uma mente distorcida de ética, moral, razão, civilidade e para completar educação básica.

Anônimo disse...

Não vou comentar nada sobre esse triste depoimento, só espero que não influencie nas suas aulas esse ocorrido.

Profº Kenys disse...

Infelizmente é umas das tristes realidades que temos em sala de aula. A falta de interesse pelo conhecimento e a necessidade de um diploma faz com que tenhamos esse tipo de conduta. Vamos nos modernizar para o conhecimento e continuar rigorosos com o cumprimento do nosso dever. Esse "aluno" é o tipo de pessoa que o serviço público do nosso País NÃO precisa.

Anônimo disse...

Boa noite professor, fui eu quem escreveu esse texto. Quando estava estudando para a prova de plano de negocios. Acho que o senhor nao deu boas respostas.1- Realmente a questao da frequencia, eu sabia que era lei e por isso coloquei que era sua obrigacao no texto e dei uma outra alternativa que o senhor escolheu NAO COMENTAR.2- Escolha da carreira: O fato de um concorrente ter pos-graduacao e outro ser apenas graduado, nao vai fazer DIFERENCA nenhuma em um concurso de nivel superior que nao tenha avaliacao de titulos. E meus erros de portugues?BRINCADEIRA NE?!Maioria por erros de falta de acentuacao, notorialmente proposital. Comum em conversas nao-formais feita pela internet e e-mails. AINDA assim, se eu realmente nao soubesse escrever de forma correta, soh seria prejudicado nos concursos com redacao, e antes que o senhor fale "um concurso sem avaliacao de titulos e sem redacao, deve ser para um cargo muito ruim", sao a maioria dos concursos de nivel superior e muitos deles com salarios acima de 6 mil reais inicial(como o que eu estou estudando, por exemplo).3- Modalidades de avaliacao: Essa sua metodologia soh serve para o aluno que se importa com o que o senhor tenta ensinar.4-final: Se ele me vender o trabalho dele,e eu ter como provar isso, ele nao vai poder me processar. Em relacao ao caneco ou canudo, depende da sua regiao, como eh uma giria para diploma existem varios outros nomes que eu poderia dar para ele.

Anônimo disse...

Trollando o professor!!!!

Anônimo disse...

"Os fins justificam os meios" Nicolau Maquiavel

Vanessa disse...

Que absurdo.. esse pessoal já não tem vergonha por ter esse tipo de pensamento como ainda "obriga" os outros a ver isso, e pior.. ainda tem a "cara de pau" de enviar para o e-mail pessoal do professor. Vou te contar, hein? Esse Brasil está perdido mesmo. E ainda por cima é covarde a ponto de não identificar-se. Acho que ele mesmo tem vergonha do que pensa e do que escreveu (acho não, tenho certeza). E cá entre nós, isso não tem cara de ter sido mulher, dá pra perceber né?

Anônimo disse...

Por que deletou meu outro comentario professor? que coisa feia! tisc tisc tisc