sábado, 25 de junho de 2011

Não precisa pagar os 10%


Caros amigos,
Eu não poderia me privar de postar algo que acho importante, apesar de não estar fazendo propaganda política. Tenho que ressaltar a iniciativa abaixo. Vocês irão entender o porquê. 

Eriberto Medeiros destaca lei que torna opcional pagamento de 10% em restaurantes

A lei que torna opcional o pagamento de dez por cento destinado aos garçons nas contas de estabelecimentos comerciais foi destacada, nesta terça (primeiro de setembro), pelo deputado Eriberto Medeiros, do PTC, autor do projeto que deu origem à norma. A legislação também abrange os trabalhadores em funções correlatas.
O parlamentar defendeu que a iniciativa beneficia a categoria, pois o pagamento é efetuado diretamente ao garçom. De acordo com Medeiros, há casos em que o valor foi repassado aos profissionais após trinta dias.
Outro aspecto ressaltado pelo deputado foi a possibilidade do cliente recusar o pagamento caso tenha sido mal atendido. Medeiros ainda afirmou que cabe à sociedade fiscalizar o cumprimento da lei. (R.F.)

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1825799/eriberto-medeiros-destaca-lei-que-torna-opcional-pagamento-de-10-em-restaurantes

É justamente nesse último ponto que me vejo enquadrado. Hoje, dia 25/06/2011 estou em Caruaru e ainda contrariado pelo tratamento que recebemos no Planeta Beer, que fica localizado na Av. Agamenon Magalhães, 1351. Estávamos em 6 pessoas, 5 adultos e uma criança, apenas um detalhe precissa ser ressaltado. Havia uma grávida de 6 meses no grupo.
Após um pedido relativamente simples onde foi solicitado duas porções de filé a Parmigiana, e uma jarra de suco de laranja. o citado restaurante levou 50 minutos para entregar as duas refeições. Apenas os filés vieram quentes, o macarrão que normalmente acompanha esse tipo de prato estava frio e ainda estava faltando uma porção de macarrão. Como vocês devem bem saber, pratos com molho normalmente só prestam quentes.
Após a primeira reclamação o garçom pela falta do macarrão e porque a comida estava fria o garçon avisou que estava providenciando. Levamos mais 15 minutos para receber a outra porção de macarrão e que novamente vêio fria. Voltei a reclamar do atendimento e do descaso. Minha mulher grávida de 6 meses comeu contrariada e já não estava se sentindo bem por falta de alimento.
O garçon que estava nos atendendo sugeriu uma porção de arroz para substituir o macarrão. Chegou 10 minutos depois da sugestão do garçon, o macarrão que foi solicitada a troca voltou após todos desistirem de comer. Foi solicitada a conta e o garçon teve o displante de dizer, vocês podem tirar os 10%.
Acho que ele não sabia que os 10% são opcionais e que diante do péssimo atendimento não teriam direito a recebê-los. Não nos foi entregue toda a comida e ainda queriam nos cobrar integralmente por ela. Comida fria, incompleta e pelo preço normal. Sejam bem vindos ao Planeta Beer.

Estejam avisados meus amigos.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

João Buracão!



Olá Amigos,

Parafraseando o Macaco Simão, "Buemba, buemba, buemba", em breve estaremos lançando uma nova franquia em Recife. JB in your street, traduzindo ,JOÃO Buracão na sua rua. Tornou-se sem dúvidas um mercado bem promissor, e nesse caso nem preciso fazer propaganda. Buaracos é que não faltam na cidade, o que já garante o meu mercado consumidor e já temos até tabela promocional, vejam abaixo.


Façam já suas reservas porque já temos lista de espera, pelo menos até terminar esse mandato. Com quantos Joões se tapa um buraco? Assuma sua responsabilidade João!!

terça-feira, 31 de maio de 2011

Administração e Mercado de trabalho - Orientações para estudo (revisão)

Olá queridos alunos,

Abaixo foram selecionados para revisão. Bom estudo!

Turma Manhã
O Administrador e os seus desafios
Globalização, dinamicidade e competitividade
O Administrador Profissional
O Administrador e a Administração
O Administrador e os seus meios de atuação 
As Organizações e a administração / A Administração
Visão Sistêmica

Turma Noite
Os Administradores e a Administração
As tendências do mundo atual / A importância das parcerias
Os administradores e a administração / Níveis organizacionais
O Administrador e os seus ambientes de atuação
O Administrador e os seus desafios
Globalização, dinamicidade e competitividade
O administrador e as organizações / Objetivos organizacionais
As Organizações e a administração / A Administração
A administração no contexto contemporâneo

Grande abraço.
Prof. Gilson

domingo, 15 de maio de 2011

A crônica do hexa!

 HEXA É LUXO!!!!

Um jornalista internacional chega a Pernambuco para fazer uma matéria sobre o futebol local e encontra um Torcedor do Náutico gritando "hexa é luuuxooo!", Então o jornalista solicita uma entrevista com o torcedor:

Jornalista: o que você quer dizer com isso?

Torcedor do Náutico: sou hexa, seis vezes campeão de Pernambuco.

Jornalista: este ano?

Torcedor do Náutico: claro que não! O hexa foi na década de 1960.

Jornalista: 60!!? E ainda comemora?

Torcedor do Náutico: claro, hexa é luxo!

Jornalista: então o hexa deve ter dado a vocês o primeiro lugar do ranking nacional dos times do estado, não é?

Torcedor do Náutico: não, sou terceiro. O primeiro é o Sport, mas hexa é luxo!

Jornalista: então pelo menos no estado vocês são os primeiros no ranking, não é verdade?

Torcedor do Náutico: não, somos o terceiro. Mesmo o Santa sendo campeão, o primeiro é o Sport, mas hexa é luxo!

Jornalista: sei... então vocês devem ter o maior patrimônio de Pernambuco, estou certo?

Torcedor do Náutico: não, é o Sport, mas hexa é luxo!

Jornalista: esse hexa deve ter dado ao seu time a maior torcida do estado, é verdade?

Torcedor do Náutico: não, é a terceira. A primeira é a do Sport, mas hexa é luxo!

Jornalista: entendi... (mas já não entendendo nada). Eu soube que há um campeão brasileiro aqui em Pernambuco, da primeira e segunda divisões, contando ainda com uma Copa do Brasil. É o Náutico?

Torcedor do Náutico: claro que não, é o Sport, mas hexa é luxo!

Jornalista: e na história dos confrontos diretos entre o seu time e os outros rivais de
Pernambuco, quem leva vantagem?

Torcedor do Náutico: primeiro, uma correção. Só o Sport é rival, o Santa Cruz é meu aliado. O Sport leva uma pequena vantagem.
Nós nos enfrentamos 512 vezes e só conseguimos vencer 169, sofremos 687 gols, eles foram 9 vezes campeões em confrontos diretos 3 a mais que nós. Posso ter menos 18 títulos que o Sport e ainda 4 a menos que o Santa. Mas eu sou hexa, se eu não consigo ganhar nada importante e olha que isso faz tempo, pelo menos um consolo, hexa é luxo!
Então o jornalista encerrou a entrevista com um "muito obrigado" e saiu pensando: será que eles ainda acham que isso vale alguma coisa.
Autor desconhecido.
Saudações Rubro-Negras!

sábado, 16 de abril de 2011

“Um tolo instruído é mais tolo que um tolo ignorante.” (Molière)

Olá caros amigos,

Recebi um depoimento de um aluno que achei bastante interessante, logo, gostaria de compartilhá-lo com todos vocês, não havendo questões antiéticas envolvidas já que o depoente não se identificou. Tomei a liberdade de ocultar algumas informações para não prejudicar quaisquer pessoas citadas e como no depoimento original há informações antiéticas eu o exclui. Abaixo está a transcrição do depoimento, boa reflexão.
"Boa Tarde Professor, gostei desse espaco. Posso dar um feedback pro senhor sem me indentificar. Acho que o senhor eh realmente capacitado e gosta muito do que faz, e o concidero um otimo profissonal. Mas devo admitir que estou perdendo tempo com as suas aulas, nao concordo com essa ditadura de chamadas e todos os seus trabalhos me fazem perder muito tempo. A carreira de administracao eh muito ampla e sei que voce soh esta tentando preparar melhor seus alunos, mas eu NAO QUERO SEGUIR a area que voce esta me obrigando a focar. Quero ser funcionario publico, e ja estou estudando para concursos de nivel superior. Cada vez que eu tenho que ir pra aula responder chamada, sinto que estou perdendo TEMPO IMPORTANTE DE ESTUDO! Agora mesmo estou tendo que estudar para fazer prova de XXXX, coisa que nunca acontecia, o outro professor nunca fazia chamada, nao fazia prova e soh cobrava o resultado final do grupo. Sim eu sei, cada professor eh diferente, mas eu NAO PRETENDO ABRIR UMA EMPRESA, SOH QUERO MEU DIPLOMA, quero seguir uma carreira publica MUITO ESPECIFICA, que inclusive nao permite ser EMPRESARIO. Sei que tem gente que quer seguir a area que o senhor gosta de ensinar, mas se voce nao fizer a chamada voce nao vai prejudica-las, se voce nao fizer prova, tambem nao. "Mas eh minha obrigacao fazer chamadas" eu tambem sei disso, mas nao sejamos hipocritas achando que isso sempre acontece, que o senhor vai ser punido se nao fizer ou ainda que eh uma coisa importante, que todos sabemos que nao eh. Mas ainda sim, eh sua obrigacao fazer, entao faca! Agora poderia fazer logo no comeco da aula, inclusive lhe ajudaria, pois a conversa em sala eh muito grande como o senhor sabe, quem nao quiser assistir aula, como eu, responderia a chamada logo no comeco e IRIA ESTUDAR BASTANTE em casa, minimizaria meu tempo perdido e o senhor veria quem eh realmente interessado na sua aula e daria mais atencao a essas pessoas. Eu ate preferiria que na Faculdade fosse TCC individual, pois eu compraria um, estudaria uma semana antes e apresentaria na data prevista. Quero o "6" mais seboso de todos na sua materia, meu objetivo eh apenas pegar o caneco e ir pra casa estudar materias que realmente importam para mim."

Então vamos fazer alguns esclarecimentos básicos:

1. SOBRE AS FREQUÊNCIAS 
O tema frequência escolar encontra-se consignado no inciso VI do art. 24 da LDB que assim estabelece:
 VI - o controle de freqüência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação; 
2. QUANTO A ESCOLHA DE SUA CARREIRA 
"Quero ser funcionario publico, e ja estou estudando para concursos de nivel superior." 
Atraídos por altos salários e estabilidade no emprego, milhares de candidatos prestam concurso para as mais variadas instituições públicas. São pessoas graduadas e pós-graduadas concorrendo para os mesmos cargos, o que  deve indicar que se exige do candidato um nível de proficiência nas mais variadas áreas.
Em um texto de protesto com apenas 386 palavras você cometeu mais de 40 erros de português, o que daria aproximadamente 10% do texto escrito. Obviamente não seria um índice aceitável para sua aprovação. 
3. QUANTO AS MODALIDADES DE AVALIAÇÃO 
O dileto aluno, afirma que os meus trabalhos o fazem perder muito tempo. Gostaria de esclarecer que a moderna pedagogia preconiza que trabalhos sistemáticos servem como instrumentos de avaliação continuada, sendo através dos seus resultados que o docente poderá promover adequações no seu plano de aula para construir um melhor processo educacional.   
4. QUANTO AO SEU CRITÉRIO PARA APROVAÇÃO NO CURSO. 
"Eu ate preferiria que na Faculdade fosse TCC individual, pois eu compraria um, estudaria uma semana antes e apresentaria na data prevista. Quero o "6" mais seboso de todos na sua materia, meu objetivo eh apenas pegar o caneco e ir pra casa estudar materias que realmente importam para mim."
Diante dessa infeliz afirmação eu gostaria de alertá-lo, que a compra de monografia além de não atender a preceitos éticos é tipificada no Código Penal (Artigo 184), como crime de violação de direitos autorais. Fiquei só com uma dúvida no final, é pegar o caneco ou o canudo? 
O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas. (Oscar Wilde)

domingo, 13 de março de 2011

Sobre a atividade

Olá contratados,

Apenas lembrando dos prazos e atividades que devem ser entregues. No final da aula dois vocês encontrarão textos para serem lidos e analisados. Lembrando ainda que a atividade desenvolvida em sala de aula deverá ser entregue na aula do dia 16/03/2011.
Em caso de atraso na entrega, as equipes serão penalizadas em 0,10 por dia de atraso.

Boa leitura e bom trabalho.
Atenciosamente

O CLUBE DE DESCONTOS.

OBS.: O texto acima está relacionado com o exercício da disciplina: Processos e Práticas de Gestão de Pessoas, não há efetivo vínculo empregatício

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Captar talentos é estratégico.

Olá contratados,

Atrair, desenvolver e reter talentos é o que busca as organizações no mercado moderno. Para melhor compreender as práticas de gestão estratégica de capital humano, sugiro a leitura do link abaixo. Ele nos mostra o questionamento sobre o perfil profissional adequado.
Boa leitura e bom trabalho.
http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/mais-que-talentos-empresas-agora-querem-profissionais-top-talent-diz-consultora/42927/

Atenciosamente

O CLUBE DE DESCONTOS.

OBS.: O texto acima está relacionado com o exercício da disciplina: Processos e Práticas de Gestão de Pessoas, não há efetivo vínculo empregatício.