sexta-feira, 6 de agosto de 2010

METODOLOGIA EM NOVO ENDEREÇO

Olá amigos,
Os posts sobre metodologia científica estão no endereço abaixo.
Grande abraço.

sábado, 22 de maio de 2010

CLARO - Até onde vai o desrespeito?

Caros amigos.

Vocês devem estar acostumados a ver na TV lindas propagandas com caráter institucional (aquela que visa valorizar a marca, ressaltar aspectos positivos e gerar simpatia e atratividade). Pois bem, Minha esposa adquiriu um modem 3G da CLARO, onde a velocidade ofertada nunca foi atingida. Tentamos sem sucesso realizar o cancelamento do serviço. Nos foi informado através dos operadores de telemarketing que haveria uma multa a ser paga devido ao cancelamento do contrato antes de completar um ano.

Entendo que houve rompimento do contrato por parte da operadora, quando não se prestou o serviço pelo qual estamos pagando. Diante do fato, resolvi entrar em contato com a operadora para resolver o caso. Prestem bastante atenção de como eles realmente se importam conosco.

Ligação 01: Iniciada às 20:09 e com duração de 05 minutos e 42 segundos - Dia 22/05/2010

Fui atendido por uma operadora que suponho se chamar Geovania, já que a mesma não se identificou claramente. Eu estava sem caneta no momento e não pude anotar o número do protocolo de atendimento. Então solicitei o número reiteradas vezes e o mesmo não me foi informado pela referida operadora.

A mesma se prontificou a me transferir para o setor responsável. Adivinha o que aconteceu? CLARO! A LIGAÇÃO FOI ENCERRADA!

Ligação 02: Iniciada às 20:15 e com duração de 16 minutos e 11 segundos - Dia 22/05/2010

Como diria o nosso querido presidente Lula: O povo brasileiro não desiste nunca!!!

Então embalado pela lembrança das palavras do presidente, resolvi ligar novamente. Fui atendido por outra operadora que me fez perder 16 minutos sem resolver o meu problema, na hora de me transferir para o setor que poderia resolver o meu caso. Adivinha o que aconteceu? CLARO! A LIGAÇÃO FOI ENCERRADA! Após solicitação do sistema eletrônico de atendimento para digitar o número do código de área "81".

Ligação 03: Iniciada às 20:34 e com duração de 56 minutos e 04 segundos- Dia 22/05/2010
Protocolo de atendimento: 201098623503

Agora virou festival de atendentes, primeiro fui atendido por uma mulher chamada Lucilene. Tive que explicar novamente tudo o que já havia dito duas vezes. Fui transferido para Michele, para contar tudo outra vez, depois a "bola" foi passada para outro atendente de nome Marco. Após repetir tudo novamente porque o sistema de comunicação não se comunica com os operadores, fui transferido para a Fernanda que após afirmar que iria me transferir para o setor de engenharia ou suporte, me colocou em espera. Adivinha o que aconteceu? CLARO! A LIGAÇÃO FOI ENCERRADA!

Ligação 04: Iniciada às 21:31 e com duração de 22 minutos e 59 segundos - Dia 22/05/2010
Protocolo de atendimento: 201098654029

Nesse momento eu já estava pensando, 04 é par, 03 é uma ligação ímpar e não se resolve nada em ligações ímpares eu imaginei. Agora foi a vez da Patrícia seguir com o meu calvário, tive que explicar tudo novamente e só depois ela me transferiu para o Luis Oliveira, gentilmente ele me disse que não era com ele e que iria me transferir para o bendito setor de engenharia ou suporte, e que só após eles atestarem que eu tinha problemas na conexão poderiam cancelar sem multa. Adivinha o que aconteceu? CLARO! A LIGAÇÃO FOI ENCERRADA!

Ligação 05: Iniciada às 21:54 e com duração de 33 minutos e 58 segundos - Dia 22/05/2010
Protocolo de atendimento: 201098666017

Fui atendido muito carinhosamente por uma operadora chama Maria de Lourdes, que confirmou o que eu já sabia. Que eles haviam errado nos procedimentos, que haviam me transferido seguidamente para departamentos incorretos, que estava ali para me ajudar, mas que não dependia apenas dela. Aí eu pensei, vai começar tudo de novo. Lá vem aquela bendita transferência para o setor de engenharia ou suporte, e após mais 33 minutos de conversa mole. CLARO! A LIGAÇÃO FOI ENCERRADA!

Diante de tudo o que foi relatado acima, resolvi escrever esse post para alertar os amigos. Sobre como todos nós poderemos ser tratados por essa empresa. Se eles tinham o intuito de dificultarem as coisas até que eu desistisse do cancelamento, conseguiram! Mas, não o que desejavam, e sim, deixar um consumidor furioso. Não mais ligarei para resolver amigavelmente, de acordo com a configuração da quebra de contrato feita pela operadora, já que não entregou o serviço que vendeu e de termos honrado com todos os nossos pagamentos. Iremos acioná-los judicialmente, exigindo todas as reparações cabíveis.

Se pensam que isso será o fim, ainda não sabem que, enquanto professores e formadores de opinião, nos tornaremos propagadores dessa história pessoal. Agora posso dizer a minha querida operadora: CLARO QUE TERÃO NOTÍCIAS NOSSAS!!!

SE QUISEREM NOS LIGAR PARA RESOLVER O NOSSO PROBLEMA, OS TELEFONES VOCÊS JÁ TEM! OU TEREMOS QUE REPETIR NOVAMENTE?

terça-feira, 13 de abril de 2010

Mudança em breve!

Caros amigos,

Em breve estaremos em endereço próprio. Com maior capacidade de armazenamento, mas principalmente com o objetivo de organizar melhor o conteúdo. Artigos, arquivos, links, dicas, análises de mercado, entre outras coisas. 

À todos aqueles que nos acompanharam aqui no Blog, fica o convite para continuar comigo no novo site. Em breve postarei o endereço.

Grande abraço a todos.

Gilson B. Feitosa

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Communication, tion, tion

Olá amigos,

Depois de passar o carnaval escutando a contragosto a deplorável música "Rebolation"
, me vi diante de uma situação bem interessante. Chegamos a um novo bar localizado na praia de Maracaípe e chamado Tupi, diante das evidências imaginei estar em um bar brasileiríssimo.  Nos acomodamos e resolvemos pedir o famoso caldinho de aratu.
A garçonete passou rapidamente pela nossa mesa e eu a chamei. - Moça, por favor. Ela continuou andando rapidamente, achei que ela não havia escutado o meu chamado, voltei a chamá-la com um pouco mais de ênfase. - Moça, por favor!
Algum tempo depois ela se aproximou da mesa e nos entregou o cardápio. Na realidade eu já sabia o que iria pedir então fui logo disparando. - Por favor, traga-me uma cerveja estupidamente gelada, tulipas para três, uma água mineral e quatro caldinhos de aratu.
Eu não sei exatamente em que parte do pedido ela se perdeu, sorrindo ela me pediu no bom e velho português com sotaque do inglês canadense, para repetir o que havia dito. Sorri e percebi que já temos mão de obra importada em nossas praias.
Como ela entendia muito pouco do nosso idioma, fiquei tentado a me comunicar em inglês mesmo. Foi aí que surgiu o problema de "communication". Como eu iria pedir caldinho de aratu in english? Broth aratu ? Soup aratu? Fiquei imaginando como adaptaria o nosso regionalismo para a língua inglesa, conclui que a maresia havia enferrujado o meu inglês! Então, não quis me arriscar e acabar pagando um mico internacional.
Por sorte, canadenses eram apenas os donos do Tupi Bar, então resolvi realizar o meu pedido a um garçom bem brasileiro. Como é bom estar em casa!

Grande abraço aos amigos do Tupi Bar e salve as teorias da comunicação!!!!

Grande abraço a todos e até o próximo post.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dia muito feliz!!!

Clique na imagem para ampliar

Caros amigos, em breve um grande sonho será realizado!!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Gestão de Carreiras - Parte X

Caros amigos,


Como prometido no post anterior, continuaremos a análise de adequação do perfil profissional.
Hoje iremos falar sobre forças e fraquezas, é nesse momento que muitos profissionais tropeçam no seu orgulho e vaidade. Tenha sempre em mente que as competências que possuímos nos são úteis de maneira situacional, o que me serve hoje pode não me servir amanhã e o que nunca me serviu poderá passar a me servir.


Devemos entender que existem dois conceitos básicos que precisam nortear nossa análise: "Ponto de paridade" e "Ponto de diferenciação", o primeiro, trata sobre quais características não podemos deixar de possuir para concorrer em pé de igualdade com os outros profissionais. O segundo, sobre o que nos distingue da grande massa que se debate em busca das oportunidades.


Vamos exemplificar para que possamos ter um melhor entendimento sobre a questão. Para atividade de recepcionista de hotel, tornou-se obrigatório o conhecimento do inglês e espanhol, o profissional que não conhece essas línguas já não é considerado bem qualificado pelo mercado hoteleiro. Muitos profissionais já estão capacitados para elas e isso se configura um ponto de paridade, no mínimo eu preciso ser proficiente em inglês e espanhol. Por outro lado, se eu falo italiano, chinês, japonês ou outro língua, isso configura um ponto de diferenciação me distinguindo dos outros profissionais.


Então você deve estar pensando, eu tenho que "Ser" sempre mais que os outros! Eu digo ainda que o "Ser mais" precisa ser sustentável, se você possui um ponto de diferenciação que facilmente pode ser alcançado, isso não lhe confere um diferencial efetivo e sim apenas uma vantagem temporária. De acordo com a carreira que deseja seguir, trace então o que seria o mínimo e os diferenciais necessários e veja em que nível você se encontra atualmente. O resultado dessa análise deverá dar origem ao plano de aperfeiçoamento profissional. Ele começará nesse momento e não terminará jamais!!


Para facilitar a análise crie uma escada de 0 à 5 para ilustrar o seu nível de proficiência nas competências necessárias, liste as medidas necessárias para o alcance do objetivo e quais os recursos que precisará para atingí-lo.


Ex.:
Competência: Fluência em Inglês (0),
Medida(s): Matrícula em curso de inglês reconhecido pelo mercado
Recurso(s): Mensalidade de: X reais e X Horas por semana


Fazendo esse mapeamento você estará dando um grande passo para o sucesso! Bom planejamento e até a próxima.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Gestão de Carreiras - Parte IX

Caros amigos,

Agora que já procedemos uma breve análise ambiental, algumas dúvidas devem ter surgido. Esse mercado possui oportunidades efetivas? Será que estou pronto para progredir nesse ambiente? Diante disso temos que continuar a análise, agora, com um foco pessoal que possa nos proporcionar uma análise conjuntural, cruzando minhas características pessoais com as do mercado pretendido.
Muitas são as técnicas de análise, mas, iremos nos deter na análise de SWOT, ela possibilita verificar o nível de adequação entre o meu perfil profissional e o desejado pelo mercado.
Strengths (Forças)
Weaknesses (Fraquezas)
Opportunities (Oportunidades)
Threats (Ameaças)
A análise feita até então, onde foram verificadas as características do mercado, englobam duas dimensões da análise de SWOT, elas tratam das oportunidades e das ameaças, que são fatores externos e sob as quais não temos muita influência. Iremos nos concentrar na análise das Forças e Fraquezas. Mas, atenção essa fase precisa ser cumprida sem apaixonamentos, analise friamente suas reais potencialidades.


A matriz dos fatores acima, indica os fatores internos e externos e quais ajudam ou atrapalham na conquista do sucesso. Nos diz que temos que combinar nossas forças com as oportunidades, configurando assim um ambiente de desenvolvimento profissional, se temos fraquezas combinando com oportunidades, temos um ambiente de possível desenvolvimento, quando a situação é de fraquezas conjugadas com ameaças, estamos lutando pela sobrevivência e quando temos pontos fortes em um mercado de ameaças, estamos em situação de manutenção da nossa posição. No próximo post iremos analisar detalhamente cada um dos itens da matriz SWOT.

Um grande abraço e até a próxima.