sábado, 16 de abril de 2011

“Um tolo instruído é mais tolo que um tolo ignorante.” (Molière)

Olá caros amigos,

Recebi um depoimento de um aluno que achei bastante interessante, logo, gostaria de compartilhá-lo com todos vocês, não havendo questões antiéticas envolvidas já que o depoente não se identificou. Tomei a liberdade de ocultar algumas informações para não prejudicar quaisquer pessoas citadas e como no depoimento original há informações antiéticas eu o exclui. Abaixo está a transcrição do depoimento, boa reflexão.
"Boa Tarde Professor, gostei desse espaco. Posso dar um feedback pro senhor sem me indentificar. Acho que o senhor eh realmente capacitado e gosta muito do que faz, e o concidero um otimo profissonal. Mas devo admitir que estou perdendo tempo com as suas aulas, nao concordo com essa ditadura de chamadas e todos os seus trabalhos me fazem perder muito tempo. A carreira de administracao eh muito ampla e sei que voce soh esta tentando preparar melhor seus alunos, mas eu NAO QUERO SEGUIR a area que voce esta me obrigando a focar. Quero ser funcionario publico, e ja estou estudando para concursos de nivel superior. Cada vez que eu tenho que ir pra aula responder chamada, sinto que estou perdendo TEMPO IMPORTANTE DE ESTUDO! Agora mesmo estou tendo que estudar para fazer prova de XXXX, coisa que nunca acontecia, o outro professor nunca fazia chamada, nao fazia prova e soh cobrava o resultado final do grupo. Sim eu sei, cada professor eh diferente, mas eu NAO PRETENDO ABRIR UMA EMPRESA, SOH QUERO MEU DIPLOMA, quero seguir uma carreira publica MUITO ESPECIFICA, que inclusive nao permite ser EMPRESARIO. Sei que tem gente que quer seguir a area que o senhor gosta de ensinar, mas se voce nao fizer a chamada voce nao vai prejudica-las, se voce nao fizer prova, tambem nao. "Mas eh minha obrigacao fazer chamadas" eu tambem sei disso, mas nao sejamos hipocritas achando que isso sempre acontece, que o senhor vai ser punido se nao fizer ou ainda que eh uma coisa importante, que todos sabemos que nao eh. Mas ainda sim, eh sua obrigacao fazer, entao faca! Agora poderia fazer logo no comeco da aula, inclusive lhe ajudaria, pois a conversa em sala eh muito grande como o senhor sabe, quem nao quiser assistir aula, como eu, responderia a chamada logo no comeco e IRIA ESTUDAR BASTANTE em casa, minimizaria meu tempo perdido e o senhor veria quem eh realmente interessado na sua aula e daria mais atencao a essas pessoas. Eu ate preferiria que na Faculdade fosse TCC individual, pois eu compraria um, estudaria uma semana antes e apresentaria na data prevista. Quero o "6" mais seboso de todos na sua materia, meu objetivo eh apenas pegar o caneco e ir pra casa estudar materias que realmente importam para mim."

Então vamos fazer alguns esclarecimentos básicos:

1. SOBRE AS FREQUÊNCIAS 
O tema frequência escolar encontra-se consignado no inciso VI do art. 24 da LDB que assim estabelece:
 VI - o controle de freqüência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação; 
2. QUANTO A ESCOLHA DE SUA CARREIRA 
"Quero ser funcionario publico, e ja estou estudando para concursos de nivel superior." 
Atraídos por altos salários e estabilidade no emprego, milhares de candidatos prestam concurso para as mais variadas instituições públicas. São pessoas graduadas e pós-graduadas concorrendo para os mesmos cargos, o que  deve indicar que se exige do candidato um nível de proficiência nas mais variadas áreas.
Em um texto de protesto com apenas 386 palavras você cometeu mais de 40 erros de português, o que daria aproximadamente 10% do texto escrito. Obviamente não seria um índice aceitável para sua aprovação. 
3. QUANTO AS MODALIDADES DE AVALIAÇÃO 
O dileto aluno, afirma que os meus trabalhos o fazem perder muito tempo. Gostaria de esclarecer que a moderna pedagogia preconiza que trabalhos sistemáticos servem como instrumentos de avaliação continuada, sendo através dos seus resultados que o docente poderá promover adequações no seu plano de aula para construir um melhor processo educacional.   
4. QUANTO AO SEU CRITÉRIO PARA APROVAÇÃO NO CURSO. 
"Eu ate preferiria que na Faculdade fosse TCC individual, pois eu compraria um, estudaria uma semana antes e apresentaria na data prevista. Quero o "6" mais seboso de todos na sua materia, meu objetivo eh apenas pegar o caneco e ir pra casa estudar materias que realmente importam para mim."
Diante dessa infeliz afirmação eu gostaria de alertá-lo, que a compra de monografia além de não atender a preceitos éticos é tipificada no Código Penal (Artigo 184), como crime de violação de direitos autorais. Fiquei só com uma dúvida no final, é pegar o caneco ou o canudo? 
O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas. (Oscar Wilde)

domingo, 13 de março de 2011

Sobre a atividade

Olá contratados,

Apenas lembrando dos prazos e atividades que devem ser entregues. No final da aula dois vocês encontrarão textos para serem lidos e analisados. Lembrando ainda que a atividade desenvolvida em sala de aula deverá ser entregue na aula do dia 16/03/2011.
Em caso de atraso na entrega, as equipes serão penalizadas em 0,10 por dia de atraso.

Boa leitura e bom trabalho.
Atenciosamente

O CLUBE DE DESCONTOS.

OBS.: O texto acima está relacionado com o exercício da disciplina: Processos e Práticas de Gestão de Pessoas, não há efetivo vínculo empregatício

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Captar talentos é estratégico.

Olá contratados,

Atrair, desenvolver e reter talentos é o que busca as organizações no mercado moderno. Para melhor compreender as práticas de gestão estratégica de capital humano, sugiro a leitura do link abaixo. Ele nos mostra o questionamento sobre o perfil profissional adequado.
Boa leitura e bom trabalho.
http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/mais-que-talentos-empresas-agora-querem-profissionais-top-talent-diz-consultora/42927/

Atenciosamente

O CLUBE DE DESCONTOS.

OBS.: O texto acima está relacionado com o exercício da disciplina: Processos e Práticas de Gestão de Pessoas, não há efetivo vínculo empregatício.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Processos e práticas de gestão de pessoas

Olá contratados.
Vocês tem até o dia 23/02/2011 para criar o blog da empresa (de vocês), e inserir em linhas gerais o planejamento discutido em sala. Lembrem-se que a forma de apresentação dos relatórios é livre, porém deve seguir uma estrutura mínima e compreensível. Enviem o endereço do blog para o e-mail: gbfeitosa@hotmail.com

ATENÇÃO!!
O não cumprimento dos prazos determinados poderá acarretar em advertência formal e até punição em caso de reincidência.

Atenciosamente
O CLUBE DE DESCONTOS.

OBS.: O texto acima está relacionado com o exercício da disciplina: Processos e Práticas de Gestão de Pessoas, não há efetivo vínculo empregatício.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A ditadura da informação!

Olá amigos,

Resolvi voltar a escrever porque recebi algumas cobranças hoje. Nunca mais escreveu no seu blog. Não pode deixá-lo tanto tempo desatualizado! Na internet é assim, mais de uma semana é obsoleto, entre outras afirmações. Estou escrevendo não para não me sentir ultrapassado, mas, para questionar esse estado de coisas.

Saí da faculdade onde leciono, pensando seriamente sobre o assunto. As pessoas muitas vezes acompanham nossas vidas com muito mais interesse do que imaginávamos ou até mesmo do que gostaríamos. Será que a vida virtual nos coloca em um ritmo de prestação de contas? Se eu não quiser atualizar o blog ou site, perderei minha identidade?

Se não tiver um álbum novo de fotos no orkut a cada semana você não tem vida social, se não aumentar o número de amigos no facebook é porque você estagnou e é anti-social, se não usa o Linkedin é porque está fora do contexto de mercado, se não tem um fotolog é porque não tem memória dos seus melhores momentos. Sinceramente eu me pergunto, quem somos nós sem a tecnologia?

Só consigo encontrar uma resposta depois de tudo isso. Serei apenas EU!!!!

Grande abraço e boa reflexão.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Oportunidade imperdível!

Olá amigos,
Segundo dados oficiais, no estado de Pernambuco estão instaladas mais de 100 empresas no segmento logístico. Há carência de profissionais qualificados e eis uma excelente oportunidade para fazer um upgrade no seu currículo. Conquiste sua vaga no mercado!

Clique na imagem para ampliá-la.
Grande abraço e sucesso!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Prêmio FCAP 2010 - Projeto Empresarial de Sucesso 2010.


Caros amigos,
Gostaria de compartilhar com todos, a felicidade de ter o meu trabalho da pós-graduação em "Gestão de Capital Humano nas Organizações", premiado na 7ª Mostra – Prêmio FCAP – Projeto Empresarial de Sucesso 2010. Sendo selecionado entre os 10 melhores do ano de 2009. O trabalho em questão, foi aceito para publicação na revista científica da instituição.
A premiação ocorreu hoje, dia 25/11/2010 no Auditório João Coutinho localizado na sede da FCAP/UPE.
Grande abraço e sucesso!